-
Arquitetos: Yutaka Yoshida Architect & Associates
- Área: 225 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:Tomohiro Sakashita
-
Fabricantes: DN Lighting, ENDO Lighting Corporation, Fuji Sash, Louis Poulsen, Yamagiwa Lighting, toolbox
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto é uma casa com um ateliê, localizada em uma área residencial tranquila e de baixa escala. Em particular, ela se localiza em uma região com grande concentração de estacionamentos e de onde se pode ver o exterior do projeto de todos os ângulos. Portanto, os arquitetos tomaram a decisão de fazer um desenho sem frente ou fundo, considerando todas as direções.
Embora a calçada no lado norte do terreno chegue a ter até 10 m de largura, o volume da construção foi pensado de acordo com o nível da calçada e o estudo de sombra. A altura das elevações leste e oeste do edifício são diferentes devido às normas de sombreamento.
O cliente solicitou que o primeiro pavimento tivesse o maior espaço de estacionamento possível e que os andares superiores a partir do segundo andar tivessem uma conexão visual e uma abertura para a escadaria.
Uma casa de dois pavimentos, à maneira de uma linha de metrô e um trem elevado de alta velocidade que estão localizados logo ao sul do local, bloqueando a vista. Portanto, uma sala com um pé direito alto está localizada deste lado. A altura do teto é dividida em dois, assim bloqueia a linha de visão para a casa de dois andares no lado sul. Uma grande janela na parte superior proporciona uma vista do céu e iluminação para o interior.
A sala do lado norte é conectada a um andar intermediário através de uma escada localizada no centro da planta, garantindo uma conexão visual na medida do possível. No lado norte do 4º e 5º andares, foi implantado um terraço, gerado a partir de um recuo da superfície da parede externa, conseguindo um espaço que conecta a cidade e o céu. A superfície da fachada externa do terraço é coberta com chapas de metal que funcionam como uma zona tampão com a cidade, dando-lhe a aparência de uma caixa fechada que envolve o terraço.
Experimentamos diferentes desenhos de elevação para cada um de seus lados, com diferentes aberturas para cada direção, levando em conta a relação com a cidade e o ambiente natural. Por outro lado, no interior, a trama rígida da estrutura e o vazio nos dão um espaço contínuo de visão e circulação de ar, criando um espaço ventilado e cheio de luz.